Projeto Mar sem Lixo prevê ações em quatro frentes

Publicado por Midia CBHBS em

Preservar a vida no mar e fora dele estão entre os objetivos do plano

A Fundação Florestal – FF, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (Sima), está trabalhando para implantar o Projeto Mar sem Lixo, que prevê a conservação da vida no mar através de quatro frentes:

• o pagamento por Serviços Ambientais – PSA

• a educação Ambiental e Comunicação – ações preventivas

• o monitoramento, avaliação e pesquisa

• as parcerias para sustentabilidade e ampliação do projeto

São muitos os desafios enfrentados para a conservação das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas – APAMs. Entre eles está a presença de lixo no mar, o que impacta negativamente no ecossistema, na fauna e nas atividades pesqueiras. Materiais como papel, tecido, madeira, metal, plástico, vidro e borracha são alguns dos materiais descartados de forma errada por seres humanos e que vão parar no mar.

Mais de 1.400 espécies de animais marinhos sofrem com o lixo. Muitos morrem por inanição ou asfixia. Dados importantes apontam a presença de plásticos no estômago de 90% das aves marinhas e denunciam a morte de pelo menos mil tartarugas marinhas todos os anos por ingestão de plástico ou emaranhamento de lixo. Além disso, quando pessoas se alimentam de peixes, crustáceos e frutos do mar ingerem junto uma porção de microplástico.

Lixo no Mar e a pesca artesanal nas APAs Marinhas

Embora parte dos pescadores do litoral paulista já recolherem o lixo das redes voluntariamente, há quem devolva para o mar. Para motivar o recolhimento e destinação correta do lixo, a FF criou o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltado aos pescadores artesanais de arrasto de camarão, que capturam lixo acidentalmente durante a atividade pesqueira nas APAs Marinhas.

O valor a ser pago depende do peso mensal de resíduos recolhidos por cada pescador cadastrado e varia de R$ 100,00 a R$ 600,00, a partir do peso mínimo necessário de 20 kg/ mês.  Toda a operação do projeto será acompanhada e fiscalizada permanentemente por instituição especializada.

Os resíduos entregues nos Pontos de Recebimento de Resíduos retirados do Mar (PRRMs) serão triados, analisados e destinados pelas prefeituras às cooperativas de catadores parceiras do projeto (recicláveis) e aos aterros sanitários devidamente licenciados, já utilizados pelos municípios.

Ações preventivas de Educação Ambiental

A frente de Educação Ambiental e Comunicação promoverá ações preventivas e práticas de conscientização sobre o descarte de lixo no mar. Essas ações serão realizadas em parceria com os municípios participantes do projeto e, dentre elas, estão: mutirões de limpeza de praias, rios, costões e manguezais; campanha de substituição de embalagens plásticas de uso único no comércio local; promoção de atividades de educação ambiental em escolas e implantação de ecobarreiras em rios e córregos, além de campanhas de comunicação e divulgação em diversas mídias.

Monitoramento, Avaliação e Pesquisa  para aprimorar a proteção ao ambiente marinho

As ações de Monitoramento, Avaliação e Pesquisa têm como objetivo o acompanhamento permanente do projeto e envolvem a fiscalização das atividades, a dupla checagem de dados e de relatórios de operacionalização dos Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar – PRRMs e a fiscalização do cumprimento dos protocolos.

Equipes vão analisar e registrar os tipos de resíduos retirados e as fontes geradoras: diferentes tipos de plástico, garrafas de vidro, latas, canudos, bitucas de cigarro, tecidos, redes fantasma e outros. Também serão feitos estudos de modelagem de correntes marítimas vinculadas aos resíduos a fim de compreender seu padrão de deslocamento no fundo marinho.

Os dados gerados pelo projeto serão registrados em relatórios que auxiliarão seu aprimoramento, a formulação e qualificação de outras políticas públicas, além de poderem ser compartilhados com pesquisadores e instituições parceiras ou futuras do projeto.

Parcerias para a conservação ambiental

As parcerias para a sustentabilidade pretendem manter e ampliar o Projeto Mar sem Lixo. Isso significa incluir novos municípios da costa paulista e de outras atividades relativas ao combate de lixo no mar, além de outras artes de pesca artesanal, além do arrasto.

A cooperação com o terceiro setor, com órgãos públicos e com o setor privado são fundamentais, especialmente porque a conservação ambiental não é apenas um direito, mas um dever de todos.

 

Leia o Projeto Mar sem Lixo na íntegra clicando aqui.

https://smastr16.blob.core.windows.net/fundacaoflorestal/sites/243/2021/12/anexo-i3-projeto-psa-%E2%80%93-mar-sem-lixo.pdf

Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/psa-mar-sem-lixo

Categorias: Mídia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *