CETESB publica resultados da Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista

Publicado por Midia CBHBS em

CETESB publica resultados da Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista

CETESB publicou os resultados da Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista. O projeto, pioneiro no Estado de São Paulo, foi coordenado pela Divisão de Mudanças Climáticas e Acordos Multilaterais da CETESB, com apoio da Escola Superior, FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS).

Representantes do CBH-BS dos nove municípios – Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe -, inclusive agentes municipais (Secretárias de Obra e Meio Ambiente, Defesa Civil), representantes do Estado (DAEE, SABESP, CETESB, EMAE) e sociedade civil (universidades, associações) foram capacitados em torno de três temas principais: identificação de vulnerabilidades, proposição de medidas de adaptação para prevenção dos efeitos das mudanças no clima e orientação das prefeituras municipais sobre a captação de recursos financeiros para a elaboração de planos, programas ou projetos para a implementação de ações de adaptação na região.

O curso começou em 2019, mas foi interrompido em função da pandemia de Covid-19, e retomado em junho de 2021 no formato virtual. A capacitação teve aulas teóricas, palestras de especialistas convidados e dinâmicas participativas, e culminou no desenvolvimento de projetos de adaptação. Em setembro de 2021, o curso foi concluído com um seminário que reuniu os mais de 100 participantes e toda a equipe envolvida no projeto.

Todos os elementos considerados durante a capacitação estão publicados no documento publicado pela CETESB, assim como os projetos elaborados pelos representantes dos nove municípios que compõem a Região da Baixada Santista e os aprendizados obtidos durante o processo também fazem parte desta publicação.

Além do aprofundamento nos temas de relevância global e local, com o maior entendimento dos desafios e oportunidades da agenda de adaptação climática, esse trabalho constitui um ponto de partida para o fortalecimento institucional, a criação de projetos efetivos e a abertura de canais de comunicação entre os diferentes atores envolvidos, tanto os da região quanto especialistas, palestrantes e professores convidados.

Acesse os resultados da Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista 

CLICANDO AQUI
CETESB publica resultados da Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista
Categorias: Mídia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *