CBH-BS realiza medições de vazão periódicas

Publicado por Midia CBHBS em

CBH-BS realiza medições de vazão periódicas Interpretação dos dados ajuda na gestão eficiente dos recursos hídricos
Interpretação dos dados ajuda na gestão eficiente dos recursos hídricos

A crescente preocupação com o meio ambiente e com a redução dos impactos das ações do homem na natureza exige cada vez mais uma gestão eficiente e o uso racional dos recursos hídricos.  Para isso é importante conhecer o comportamento dos rios.

Uma das ferramentas que permitem “decifrar” os rios é a medição de vazão. “Vazão é o volume de fluido que passa por uma seção por determinado período de tempo. Tratando-se de água, essa seção pode ser um rio, riacho, poços profundos e até mesmo as nascentes”, explica Sidney Félix Caetano – Secretário Executivo do CBH-BS. Ele esclarece que para calcular a vazão são utilizadas algumas variantes, como a largura, a profundidade e a superfície do rio. E os valores de vazão levantados podem ajudar a prevenir enchentes e inundações e também alertar a defesa civil.

Aqui, na Baixada Santista, há um trabalho permanente de coleta e interpretação de dados em cada um dos 14 rios que fazem parte da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista. “Fazemos a medição uma vez por mês em cada um dos rios para acompanhar suas alterações em períodos de estiagens e de chuvas”, conta Hélio de Ponte, técnico do DAEE e responsável pela medição de vazão junto com Adilson Munhoz.

Outra iniciativa que contribui para preservar e conservar os Recursos Hídricos na Baixada Santista é o desenvolvimento do CBH-BS junto aos tomadores de recursos do Fehidro de diversos trabalhos, como o monitoramento das nossas águas superficiais e subterrâneas.

CBH-BS realiza medições de vazão periódicas Interpretação dos dados ajuda na gestão eficiente dos recursos hídricos
Categorias: Mídia

1 comentário

Fabricio Gandini Caldeira · 17 de junho de 2022 às 10:35

Trabalho fundamental que deve ser feito pelo Estado através do DAEE. A nota diz que o DAEE mede uma vez por mês cada rio na Baixada Santista. Solicito que nos aponte que rios são monitorados desta forma e desde quando. Desconheço essa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *