NOTÍCIAS

Uso de recursos hídricos

De janeiro a setembro deste ano, foram concedidas cerca de 15 mil permissões. Para fazer uso da água de um rio, lago ou águas subterrâneas é necessário autorização, e qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode solicitar ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e gestor de recursos hídricos do Estado de SP. De janeiro a setembro deste ano, foram concedidas Leia mais…

1° Concurso de Histórias Fotográficas do Aquífero Guarani

Divulgados os vencedores do 1° Concurso de Histórias Fotográficas do Aquífero Guarani. O concurso foi realizado pela Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi), em parceria com a Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico (SRSB) e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL).  São eles (por ordem alfabética): Alexandra Savio Soares, que retrata uma importante área de recarga do Aquífero Guarani em Ribeirão Preto. Christian Claudius Carvalho, com uma Leia mais…

1º Fórum Latino Americano da Água é lançado oficialmente no XXV Encob

O Fórum é uma iniciativa da Rede Latino Americana de Organismos de Bacias Hidrográficas (RELOB) Na tarde desta quarta-feira (23) foi oficialmente realizado o lançamento do 1º Fórum Latino Americano da Água – FLAA durante o XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O 1º FLAA acontecerá como um side event do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos entre os dias 19 a 24 de novembro, na cidade de Aracaju, em Sergipe, com o Leia mais…

1º CONCURSO DE HISTÓRIAS FOTOGRÁFICAS DO AQUÍFERO GUARANI

A ação irá eleger  as melhores fotos para publicação de um material de conscientização sobre a importância desse corpo hídrico OBJETIVO O 1° Concurso de Histórias Fotográficas do Aquífero Guarani possui caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento de prêmios em dinheiro. Esta ação é promovida pela Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi), em parceria com a Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Leia mais…

DRENAGEM URBANA

UMA NECESSIDADE PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO Por David da Cunha Ferreira Drenagem urbana é o conjunto de medidas que tem como objetivo minimizar os riscos a que a população está sujeita, diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável. Ou seja, a drenagem urbana é o sistema de manejo projetado pelo poder público do município para coletar águas provenientes da chuva e Leia mais…

Defesas Civis marcam presença em evento do CBH-BS

Funcionamento do Sistema de Apoio aos Alertas foi explicado por especialistas aos presentes Na manhã deste 9 de maio, as Defesas Civis da Baixada Santista estiveram presentes na Sala de Situação e de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, no DAEE. O evento ocorreu por iniciativa da Agem/Condesb para apresentar aos presentes o Sistema de Apoio aos Alertas das Defesas Civis da Região Metropolitana da Baixada Santista. Na ocasião, Raquel Chini, Presidente do CBH-BS e Prefeita de Leia mais…

Calendário e link para apresentação de propostas para financiamento com recursos Fehidro

Dia 13 de abril, quinta-feira, a partir das 9h, serão feitas as apresentações das propostas para financiamento com recursos Fehidro, na CT-PG. Confira o calendário e o link para a reunião clicando aqui. CALENDÁRIO   APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS PELOS TOMADORES Apresentação online das propostas – 13/04/2023 Proponente Proposta Horário AEAVR Atualização e sistematização de banco de dados 09h00 – 09h30 P. M. Guarujá Serviços de desassoreamento de galerias 09h30 – 10h00 P. M. Praia Grande Readequação Leia mais…