Os nossos rios

Publicado por Midia CBHBS em

A importância da preservaçãodas águas

A Baixada Santista é composta por nove municípios litorâneos – Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente – que somam uma faixa com 162 Km de praias entre Peruíbe e Bertioga. Ela possui 21 Sub-bacias que juntas somam cerca de 2.800 km2 de área de drenagem.

A água é um recurso limitado e essencial para a manutenção da vida, e os rios são responsáveis por fornecer grande parte da água que mantém todas as formas de vida na Terra, inclusive a nossa, na geração de energia, abastecimento industrial, lazer e transportes, por exemplo.

Estima-se que 2,5% da água do planeta é doce e desse percentual apenas 0,4% é próprio para o consumo. O restante está nas geleiras ou no subsolo, nos aquíferos. Cerca de 12% da água doce do planeta está no Brasil.

Saber de onde vêm as águas dos rios e para onde elas vão nos ajudar a entender qual é sua contribuição na bacia hidrográfica, ou seja, na área delimitada por divisores de água cujos cursos d’água em geral convergem para uma única foz localizada no ponto mais baixo da região. Destacamos que não há rio mais ou menos importante no conjunto.

A divisão do território nacional em bacias hidrográficas é uma maneira de gerenciamento e planejamento com foco nos recursos hídricos e na codificação das estações fluviométricas, assim como a divisão em Sub-bacias, proposta pelo DNAEE – Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica, em fevereiro de 1972.

Cuidar das águas requer planejamento e políticas públicas. Desde 1994, a boa gestão das águas, seu uso e preservação são temas discutidos pelo CBH-BS – Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, formado por representantes do Estado, Municípios e da sociedade civil organizada.

Região da Bacia Hidrográficada Baixada Santista – UGRHi-7, possui 21 Sub-bacias sendo elas:

Peruíbe

Praia do Una

Rio Perequê

Rio Preto Sul

Itanhaém

Rio Itanhaém

Rio Preto

Rio Branco

Rio Aguapeu (este último inclui o município de Mongaguá)

Praia Grande

Rio Boturoca

Rio Piaçabuçu

Guarujá

Ilha de Santo Amaro

Cubatão

Rio Cubatão

Rio Mogi

São Vicente/ Santos

Ilha de São Vicente

Santos

Rio Cabuçu

Rio Jurubatuba

Rio Quilombo

Bertioga

Rio Itapanhaú

Rio Itatinga

Rio das Alhas

Ribeirão Sertãozinho

Guaratuba

Vamos conhecer um pouco mais sobre alguns dos nossos rios:

Rio Cubatão

O rio Cubatão nasce no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Bernardo do Campo (SP). Sua bacia fica entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista. Deságua em Santos por canais no mangue. Seus afluentes à margem esquerda são Rio Cubatão de Cima, Rio Pilões, Ribeirão das Pedras, Ribeirão Perequê e Rio Mogi.

rio mogi rio Ururaí

O Rio Mogi ou rio Ururaí nasce em Paranapiacaba, a Nordeste de Cubatão, e segue até quase a região central do município. Tem como afluente principal à margem direita o Córrego da Terceira Máquina. Ao chegarem ao litoral, as águas dos rios Cubatão e Mogi se misturam formando o mangue e correm para os largos São Vicente, Pompeba e Caneu. Sua foz mais oriental serve de limítrofe entre os municípios de Cubatão e Santos.

Rio Perequê Cubatão

O Rio Perequê nasce no Alto da Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, e termina em Cubatão. Entre as diversas grandes cachoeiras encontradas no seu caminho, há uma com cercade 200 metros de altura! Alguns pesquisadores acreditam que o Rio Perequê tenha sido o caminho usado em 1550, pelo padre José de Anchieta, para ir da Vila de São Vicente para São Paulo.

rio Itapanhaú

O rio Itapanhaú nasce em Biritiba-Mirim, e cruza a Rodovia Mogi-Bertioga. Possui um trecho com dezenas de curvas, e termina no Canal de Bertioga, bem perto do Oceano Atlântico. Ele é considerado o rio mais extenso do litoral Paulista, e conta com uma bacia hidrográfica de 475,5km². É formado pelos rios Sertãozinho e Guacá, no alto da Serra do Mar, e os rios Itatinga e Jaguareguava, abaixo da Serra do Mar. Ao longo do caminho recebe água de outros oito pequenos rios. A Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo considera sua água de boa qualidade 

rio Itatinga

Com nascente em Mogi das Cruzes, no Distrito de Taiaçupeba, o rio Itatinga corta a Serra do Mar, entrando no município de Bertioga. Faz parte da trilha do Parque das Neblinas, onde é um espaço procurado para banhos.

rio Guaratuba

A foz do rio Guaratuba é diferente dos demais rios de Bertioga, cercado por um lado pelo Morro do Itaguá – com vegetação preservadadentro do Parque Estadual Restinga de Bertioga; de outro ladopela a Praia do Guaratuba, de areias brancas e ondas médias, o que favorece a prática do surfe.

Rio Itanhaém

O rio Itanhaém nasce na Serra do Mar, na região de Marsilac (SP) e deságua no Oceano Atlântico, na altura da praia dos Pescadores, em Itanhaém. Recebe as águas do rio Preto pela margem direita, e do rio Branco, pela esquerda, e percorre 7 km até sua foz, em Itanhaém. Recebe ainda os afluentes Rio Guapurá (margem esquerda), Ribeirão Cabuçu (margem direita), Rio Negro Morto (margem esquerda), Rio Volta Deixada (margem direita), Rio Campininha (margem esquerda) e Rio do Poço (margem esquerda).

Ao longo do seu curso, há um grande número cachoeiras, estações elevatórias e usinas da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O rio Itanhaém e seus afluentes já foram navegáveis até suas cabeceiras. Hoje a navegação só é possível para embarcações de pequeno porte por conta da deposição de sedimentos.

rio branco

O rio Branco tem cerca de 30 km e com um desnível de 5 m até seu encontro com o rio Preto. Nasce na Serra do Mar, no vale do Rio Branco, e corre na parte inicial entre duas serras, como uma calha.Esta particularidade é motivo de precaução em dias de chuvas por conta da velocidade que suas águas atingem e altura de seu nível. Em seu curso recebe os seguintes afluentes Mambú, Indiaiauba, Moenda, Ribeirão Sítio Grande, Ribeirão Barra do Valo, Ribeirão Caputo Mirim, Ribeirão Montevidio e rio Acima.

Rio peto

O rio Preto é o maior rio de Peruíbe, a “terra da eterna juventude”. Ele nasce na Serra do Mar e deságua na Praia do Costão, em Peruíbe. É um rio repleto de cachoeiras no seu percurso e de águas cristalinas que drena praticamente toda a cidade com a sua microbacia hidrográfica. De suas margens é extraída a lama negra, rica em propriedades medicinais e curativas e eficaz contra doenças de pele e psoríases. Bem próximo ao seu estuário, no Portinho, chegam barcos carregados de peixes e frutos do mar, que são comercializados por locais e turistas. 

RIO PIAÇABUÇU

O rio Piaçabuçu estimulou a ocupação de Praia Grande graças a sua localização entre a Vila de São Vicente e a Vila de Itanhaém. A história conta que no início do século XIX,boa parte da população local se dedicava à criação de gado e a plantações, e se estabeleceram ao longo do rio Piaçabuçu facilitando a distribuição da produção.

Ao longo do seu curso encontramos o Porto do Piaçabuçu, os Portos do Tumiarú, das Naus e o Portinho, sendo o único ainda em atividade.

Ter consciência sobre a preservação e o uso dos nossos rios contribui para a implementação de medidas comportamentais que podem salvar o planeta. 

Categorias: Mídia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *