A Lua e a maré

Publicado por Midia CBHBS em

Influência da Lua na Terra, na maré e na nossa vida

Em 8 de novembro, acontece o segundo eclipse lunar total de 2022. O primeiro eclipse lunar de 2022 aconteceu em maio. Infelizmente, nem todos conseguirão assistir o fenômeno completo. Será visível somente em algumas regiões, como a América Central, América do Norte e Equador. Todas as etapas do fenômeno serão visíveis para observadores no Alasca e no Havaí. No Brasil, apenas parte do Acre conseguirá assistir todo o fenômeno, a partir das 5h. Mas todos nós poderemos perceber seus efeitos.

O eclipse lunar total acontece quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados fazendo com que a umbra (a parte mais escura da sombra da Terra) seja projetada sobre a Lua. Além do fascínio provocado nas pessoas, motivando o surgimento de mitos e lendas, afinal, qual a influência da Lua na Terra, na maré e na nossa vida?

Essa é a pergunta que pedimos para o professor Renan Ribeiro (Unisanta) responder com um olhar especial para nossas águas. A explicação completa está no nosso canal do Youtube (LINK YOUTUBE).

https://youtu.be/LtgFnVJZIPw

Ele conta que a Lua influencia muito na maré no mundo todo. A força de gravidade exercida pela Lua combinada com a rotação da Terra faz com que a maré suba ou baixe duas vezes ao dia. Na Baixada Santista a maré varia 1,5 metros todos os dias. Só que o Sol também exerce uma influência nesse fenômeno. E quando os três astros estão alinhados – Sol, Terra e Lua, ou seja, durante o eclipse, a gente tem maiores amplitudes de maré.

Quando temos uma maré alta, essa água entra nos nossos rios e estuários deixando-os mais salgados, mas nada que possa nos preocupar, porque nossos pontos de captação de água para abastecimento estão bem mais altas do que essa região que recebe a água salgada. Também a maré alta pode formar uma barreira no escoamento das águas, o que pode dificultar a drenagem das águas da chuva, aumentando o risco de enchentes.

Em linhas gerais, a Lua e os fenômenos que a envolvem estão diretamente relacionados às marés. E se a terra tem um ciclo próprio e nós somos parte disso, temos então uma relação importante com essa energia que se forma e nos fascina.

cbhbs_novembro_materia_eclipse
Categorias: Mídia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *