Cerimônia de entrega da 2ª etapa do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista

Publicado por Midia CBHBS em

Evento ocorreu dia 11 de dezembro, na Praia Grande

A Cerimônia de entrega da segunda etapa do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista, ocorreu nesse dia 11 de dezembro, das 14h às 16h, na Praia Grande.

Em 2016, o CBH-BS indicou o projeto elaborado pela AGEM para implementar o Plano com recursos do Fehidro. O IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas executou o Plano e contou com o envolvimento de cerca de 500 pessoas nas discussões para que fosse possível entender as necessidades dos nove municípios da BS. Agora os municípios devem se organizar para definir as estratégias para implementar o Plano.

Entre as fases 1 e 2 do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi possível notar o aumento da coleta seletiva. “Esse resultado se deu em função da organização dos municípios, inclusive nos esforços na educação ambiental”, acredita Libório. “Agora com o projeto todo entregue, esperamos que haja arranjos regionais entre os municípios, pois é preciso que a logística esteja funcionando para que o plano todo surta efeito, e possa ver efetivamente a proteção aos mananciais, a recuperação das nascentes e a redução da emissão de gases”, conclui.

Estiveram presentes Marcos Libório, Secretário do Meio Ambiente de Santos e coordenador da Câmara Temática do Condesb – Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista; Claudia Teixeira, líder do Núcleo de Sustentabilidade e Baixo Carbono do IPT; Rui Lemos Smith, Subsecretário de assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Praia Grande; Letícia dos Santos Macedo, pesquisadora do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do IPT; e Thiago Wiggert, diretor adjunto técnico da AGEM.

O evento contou com a presença de representantes dos municípios da BS, além de Hélio Suleiman, presidente da Fabhat – Fundação Agência Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, David da Cunha Ferreira, Wanda Maria Iorio, Ricardo Oi e Eliane Queiroz, presidente do CT-EAD e da Vertente Litorânea e Paulo Eduardo dos Santos Martins, Secretário do Meio Ambiente da Praia Grande, entre outros convidados.

Categorias: Mídia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *